terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Igrejas de Pernambuco

Fui a Pernambuco na semana antes do Natal para resolver problemas particulares, mas, não podia deixar de conhecer as igrejas deste estado. Em Recife me encantou a Capela dourada, localizada no convento da Ordem Terceira de São Francisco de Recife. Segundo Germain Bazin, a talha da nave deve ser o mais antigo revestimento do Brasil, pois não possui nenhum elemento ornamental barroco, sendo um dos primeiros exemplos da arte luso-brasileira de uma igreja totalmente dourada.


Reparem no gatinho na cornija, próximo ao altar-mor.


Capela Dourada

Em Olinda o que mais me encantou foi o Convento de São Francisco.


Igreja de Nossa Senhora das Neves.

Que teto maravilhoso, com caixotões e pinturas, no teto da sacristia o trabalho de talha dos florões são muito lindos.

Não sei se é impressão minha, mas tenho sentido que a talha do nordeste possui uma leveza ímpar, com movimentação e realismo.
Não vou ficar aqui falando de igrejas que todos provavelmente conhecem, o que queria passar é que quando forem a Pernambuco, visitem Goiana e Igarassu. Goiana possui vários exemplares da arte sacra luso-brasileira, que vale a pena ser visitado. Fica muito perto de Recife, quando fui peguei um pouco de engarrafamento, porém cheguei em uma hora, depois fui a Igarassu, não imaginava que poderia encontrar as igrejas que conheci, já tinha conhecimento do convento franciscano de Igarassu, pela restauração feita pela Fundação Ricardo Espirito Santo, de Portugal, e realmente fiquei feliz de ver que mesmo em lugares assim temos uma conscientização da população de seu patrimônio cultural. Apesar de faltar verba para restauração de outras igrejas locais, penso que o trabalho que foi realizado merece reconhecimento. Não foi possível fotografar, mas assim acho que todos terão mais vontade de visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário